O aparelho fixo metálico é indicado para a correção dos mais diversos tipos de problemas de posicionamento dentário em adolescentes e adultos, sendo utilizado na dentição permanente.
São colados acessórios (brackets) metálicos aos dentes, que devem permanecer durante todo o tratamento. O dente se movimenta por meio da troca dos fios ortodônticos, que podem conter dobras ou não e levam os dentes para a posição desejada.
Por ser fixo, o aparelho depende menos da colaboração do paciente do que os aparelhos removíveis, estando muito indicado para adolescentes. Porém, a necessidade de colaboração ainda existe, pois pode haver a necessidade do uso de elásticos e de restrições alimentares - alimentos duros podem ocasionar o descolamento dos brackets e atrasar o tratamento.
Garante o alinhamento e correção das más oclusões dentárias para o sorriso dos sonhos!
Acompanhamento mensal por parte do ortodontista.
Menor custo quando comparado aos outros tipos de aparelho.
É o tipo de aparelho menos estético dentre as opções disponíveis atualmente
Há necessidade de evitar a ingestão de alimentos duros que podem fazer com que os brackets se desprendam
Deve-se ter cuidado redobrado durante a prática de esportes, pois impactos podem levar a lesões nos tecidos moles da boca.
O tratamento ortodôntico tem um tempo médio de 18 a 36 meses, mas isso depende não só da complexidade do caso, mas também do organismo do indivíduo e da muito da cooperação do paciente – por exemplo, danificar ou perder os brackets, não usar os elásticos, ter uma má higiene e faltar às consultas são coisas que atrasam o tratamento.
Não. Os fios devem ser mantidos em boca até que a movimentação programada para cada um deles esteja completa - ou seja, ele perca sua capacidade de exercer força. Contudo, isso deve ser avaliado mensalmente, pois a movimentação ortodôntica leva de 21 a 28 dias para acontecer.
O aparelho em si não provoca cáries, mas há a necessidade de redobrar a qualidade da higienização dos dentes, pois o aparelho fixo pode reter placa bacteriana, resíduos alimentares e biofilme se não higienizado corretamente.
Alguns casos realmente precisam da extração de dentes para o correto alinhamento dos dentes presentes, quando há falta de espaço. Contudo, cada caso é um caso, e a extração dentária é a última escolha. procedimento.
Durante o tratamento, é melhor evitar alimentos duros e pegajosos- pão endurecido e torradas, frutos secos, chicletes e outros alimentos que podem danificar o sistema. Também não é recomendado morder alimentos sólidos, e sim cortá-los.
Sim. Após a remoção do aparelho, as fibras da gengiva que foram esticadas tendem a puxar os dentes novamente para as posições que eles estavam antes do tratamento. Dessa forma, a contenção serve para prevenir esse retorno.